Portentoso e altaneiro

Esse blog é uma homenagem ao samba "Ciência e Arte", de Carlos Cachaça e Cartola, composto para o enredo da Mangueira de 1947. Carioca meio paulista, gosto mais de gente que de bicho, curto livros, cinema, música, poesia, viagens, comes e bebes, e um bom papo. Aqui vou postar minhas opiniões sobre assuntos do cotidiano. Quem quiser compartilhar, esteja à vontade!

16.5.05

Eu sinto vergonha por eles

Quem não leu a coluna da Martha Medeiros deste domingo, 15/05/05, na Revista O Globo, não sabe o que perdeu.

Ela falou desse vício nosso de cada dia, de achar que escrever bem é obrigação dos "profissionais da área", ou seja, é só para os escritores, jornalistas e professores.

Pra quem já esqueceu, o português é a nossa língua-mãe, idioma que usamos para nos comunicar em qualquer área e em todas as atividades do nosso dia-a-dia, independente da profissão que escolhemos.

Sempre acreditei que qualquer pessoa que passou por um banco de escola, e mais ainda quem tem uma formação superior, tem obrigação de escrever bem. E isso não significa usar e abusar "no bom sentido" do português, mas simplesmente escrever de forma correta, sem erros de ortografia, utilizando a pontuação adequada, construindo frases de forma simples e com clareza.

Mas, infelizmente, o que mais vemos no nosso dia-a-dia são profissionais (a maioria deles bem-sucedidos) que, se valendo do fato de não serem "da área", vivem cometendo verdadeiros crimes contra o português. Eu sinto vergonha por eles. Ou como diz a minha mãe, "eu acho o fim da picada".

Por causa disso, distribui a coluna da Martha pra toda a minha lista de e-mail e estou postando aqui esse texto.

Boa escrita pra todos!!!

P.S.: Sempre gostei de traduzir em músicas as coisas que penso, as vezes pra facilitar o entendimento, outras só pra descontrair. Faço isso desde pequena, e sempre me diverti muito com essa brincadeira. Vou tentar fazer isso aqui. Pra cada assunto postado, uma letra ou um trecho dela, pra sonorizar.

A Língua, de Caetano Veloso
Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões/Gosto de ser e de estar/E quero me dedicar a criar confusões de prosódia/E uma profusão de paródias/Que encurtem dores/E furtem cores como camaleões/Gosto do Pessoa na pessoa/Da rosa no rosa/E sei que a poesia está para a prosa/Assim como o amor está para a amizade/E quem há de negar que esta lhe é superior?/E deixa os Portugais morrerem à míngua"/Minha pátria é minha língua"/Fala Mangueira! Fala!/Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó/O que quer/O que pode esta língua?/(...)/Se você tem uma idéia incrível é melhor fazer uma canção/Está provado que só é possível filosofar em alemão

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

OLÁ AMIGA, SOU EU A ISABEL ...DE LISBOA..A TUA AMIGA PORTUGA, O QUE É FEITO DE VCS ??? BEM POR FAVOR DÁ SINAL E NOTICIAS...TENHO HI5, MESSEGER E SKYPE,,....

HI5 : HTTP//XUDAFELIX.HI5.COM
SKYPE : MISRRC
MESSEGER : LUXUDA@HOTMAIL.COM

PLEASE, PLEASE...KERO NOTICIAS MUITAS DE TODOS VCS , BJS GRANDES A TUA MAE

29 março, 2009 20:25  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial