Portentoso e altaneiro

Esse blog é uma homenagem ao samba "Ciência e Arte", de Carlos Cachaça e Cartola, composto para o enredo da Mangueira de 1947. Carioca meio paulista, gosto mais de gente que de bicho, curto livros, cinema, música, poesia, viagens, comes e bebes, e um bom papo. Aqui vou postar minhas opiniões sobre assuntos do cotidiano. Quem quiser compartilhar, esteja à vontade!

3.11.06

Umas comprinhas no hortifruti

Depois de uma visita ao Hortifruti repleto de legumes e frutas fresquíssimos, deu uma vontade enorme de transformar tudo... Que tal um festival de sopas???

Sopa de beterraba (Borscht)
Ingredientes: 8 beterrabas; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 cebolas; 2 cenouras; 2 colheres de chá de açúcar; sal e pimenta-do-reino à gosto; 5 xícaras de caldo de galinha; 2 colheres de sopa de caldo de limão; 1 xícara de creme de leite.
Modo de preparo: No forno em temperatura média (180 graus), asse as beterrabas embrulhadas em papel alumínio por 1 hora ou até que elas sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Espere esfriar um pouco, descasque e corte em cubinho as beterrabas. Rale as cebolas e as cenouras. Numa panela grande, derreta a manteiga, doure as cebolas e as cenouras em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Acrescente a beterraba, o açúcar, o caldo de galinha e aumente o fogo até levantar fervura. Em seguida, reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que todos os vegetais estejam bem macios. Espere esfriar, bata no liquidificador com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta. Para servir fria, leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Misture o creme de leite na hora de servir. Para servir quente, leve ao fogo e deixe ferver. Decore com raminhos de endro.

Sopa creme de abóbora

Ingredientes:
1 kg de abóbora descascada; 2 colheres de sopa de manteiga; ½ cebola picada; 1 dente de alho picado; 3 colheres de sopa de gengibre ralado; 1 litro de caldo de frango; ½ xícara de creme de leite fresco; creme de leite fresco para decorar.
Modo de preparo: Separe e pique todos os ingredientes. Descasque a abóbora e corte em cubos. Pique a cebola e o alho. Rale o gengibre. Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a cebola picada e mexa por 2 minutos ou até ficar transparente. Junte o alho picado e mexa por mais 1 minuto. Junte os cubinhos de abóbora e o gengibre, e refogue por 1 minuto, mexendo com uma colher. Acrescente o caldo de frango e tampe a panela. Quando começar a ferver, cozinhe por mais 20 minutos, ou até as abóboras ficarem macias. Retire do fogo e bata no liquidificador por 1 minuto. Volte o creme de abóbora para a panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite fresco e espere ferver novamente. Coloque numa sopeira e decore com um pouco de creme de leite. Sirva imediatamente.

Sopa de cenoura e laranja light

Ingredientes: ½ cebola picada; 10 cenouras grandes; 1 litro de caldo de frango; suco de 1 laranja pera; casca de 1 laranja.
Modo de preparo: Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas finas. Descasque a laranja, e reserve a casca. Vire a casca do avesso e raspe com uma faca para retirar toda a parte branca. Este processo ajuda a retirar o amargor da laranja. Corte a casca em pequenas tiras, bem finas. Numa panela média, coloque o caldo de frango e leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, acrescente as cenouras em rodelas, a cebola picada, o suco da laranja e cozinhe por cerca de 40 minutos. Num liquidificador, coloque o caldo com os legumes e bata em velocidade média por 2 minutos. Volte o creme para a panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Coloque ½ litro de água numa panela pequena e acrescente as tirinhas da casca da laranja. Após a fervura, deixe cozinhar por 3 minutos. Retire as tirinhas e despreze a água. Sirva as tirinhas de laranja sobre a sopa, como decoração.

Conheça o Rio a Pé - Floresta da Tijuca


Acabei de descobrir um programa imperdível e 0800 para quem gosta de bater perna pela cidade.

O projeto Conheça o Rio a Pé da UniverCidade, com apoio da Riotur, promove passeios gratuitos para roteiros turísticos e outros menos cotados. Os passeios se realizam duas vezes por mês, nas tardes de sábado, com grupos de 50 pessoas no máximo.

Me informei sobre o projeto, fiz minha inscrição pelo telefone e planejei o passeio à Candelária e Arredores. Acabou que no dia caiu a maior chuva, que levou por terra nossos planos... A oportunidade chegou 15 dias depois com um passeio à Floresta da Tijuca. E foi maravilhoso!

Já tinha ido à floresta outras vezes, caminhar nas Paineiras, passear de carro, mas é totalmente diferente fazer o percurso a pé, prestando atenção aos detalhes: as marias-sem-vergonha à beira do caminho, o cheiro de mato, as árvores centenárias (ipês, jequitibás, quaresmeiras, jaqueiras), o rio correndo limpo!!! acompanhando nosso passeio, quedas d'água, lagos, pontes, mirantes, até um quati deu o ar da graça... Passamos pelo Açude da Solidão, a Cascata Taunay (Cascatinha), Capela Mayrink...

A guia, simpática e bem informada (levou até material de pesquisa com fotos antigas da floresta!), nos deu uma aula. Descobrimos que a floresta nativa foi toda desmatada para dar lugar as plantações de café. Em 1861, por decisão do Imperador Pedro II e pelas mãos do administrador Major Gomes Archer e mais 6 escravos, a floresta foi toda replantada com espécies nativas do ecossistema da Mata Atlântica. Assim "nasceu" a maior floresta artificial do mundo, que oxigena e emoldura a cidade do Rio de Janeiro.

Foi uma oportunidade e tanto para olhar com mais atenção pra nossa cidade, conhecer a história da floresta e a evolução do nosso espaço urbano...

O próximo passeio será no Parque Lage. Eu e o João Pedro já fizemos a nossa inscrição.


Programação de Novembro
Dia 11: Parque Lage
Encontro: Entrada do Parque Lage – Rua Jardim Botânico
Dia 25: Praça XV e Arredores
Encontro: Rua da Assembléia nº 10

Programação de Dezembro
Dia 2: Circuito Afro (Praça Mauá e Gamboa)
Encontro: Praça Mauá na Rodoviária Mariano Procópio, ao lado da Rodrigues Alves
Dia 9: Largo da Carioca e Arredores
Encontro: Metrô da Carioca (saída para o Convento)

Conheça o Rio a Pé

Inscrições gratuitas através da Acadetur (Agência de Turismo da UniverCidade) - Av. Epitácio Pessoa, 1.664 - Lagoa, pelo telefone 21 3113-1920 - Ramal 205, ou pelo e-mail acedetur@UniverCidade.edu
Horário: Sábados das 14hs (início do tour) às 17hs.

Pelo Centro com Crianças - Parte 1

De férias, resolvi levar o João Pedro para curtir o Centro da cidade. Seguindo a dica da minha amiga Patricia, agendei na véspera uma visita guiada à Biblioteca Nacional para conhecer a “casa dos livros”. Fomos de metrô, o que já é uma atração à parte, e saltamos na estação Cinelândia, bem enfrente à biblioteca. Melhor impossível!

As visitas acontecem de segunda à sexta-feira, em dois horários, 11 e 15 horas. Fomos de manhã e a nossa guia nos levou pelas escadarias, corredores e salões do prédio, explicando os detalhes da construção, repleta de materiais nobres importados da Europa.

Conhecemos o rico acervo da Biblioteca Nacional, o segundo maior da América Latina, com mais de 8 milhões de obras, e descobrimos como começou a coleção de livros, com direito a histórias de terremotos, incêndios, guerras, fugas, reis e outras aventuras, para delírio do João Pedro.

Ao final da visita, fomos passear pelo Saara para escolher uma lembrancinha pro dia da avó. No final da tarde, ainda pegamos um cineminha e voltamos para casa exaustos e felizes, cheios de histórias para contar... Assim como esse tenho vários outros roteiros planejados para fazer com o João Pedro pelo Centro.

Divertimos-nos e aprendemos a admirar e valorizar a nossa cidade. Recomendo a todos.

BIBLIOTECA NACIONAL
Av. Rio Branco 319 - Centro
http://www.bn.br/site/default.htm
A arquitetura, o acervo e os laboratórios podem ser visitados de 2ª a 6ª, às 11 e às 15 horas. A visita guiada custa R$ 2,00 (criança não paga) e é necessário agendar pelo telefone (21) 2220-9484