Entre umas e outras
Tinha lido a sinopse de "Sideways, entre umas e outras" no jornal e gostei da idéia de misturar amigos, vinhos e altos papos.
Incluí na minha lista de desejos do site da locadora e pedi que me avisassem quando chegasse. Este final de semana, levei o DVD pra casa e me deliciei com o filme.
Gostei que os personagens são gente como a gente, tipos com quem poderíamos esbarrar na esquina comprando pão ou bebendo no bar. Mas a coisa mais interessante, que chamou minha atenção, foi o contraponto entre os personagens masculinos.
Miles é o típico divorciado inconformado e depressivo, um professor que sonha se tornar escritor, mas que não consegue implacar um livro. Jack é um ator-galã passado do ponto, um tipo sedutor e mulherengo, que está prestes a se casar. Miles resolve dar de presente de casamento ao amigo uma viagem pelas vinícolas da California.
A dupla estranha cai na estrada. Miles é conhecedor de vinhos, e está saindo de um casamento falido e entrando naquela idade em que as chances de recomeçar a vida vão ficando cada vez mais difíceis. Jack vai se casar na próxima semana com uma patricinha linda e rica, e quer aproveitar a viagem para cair na farra e comer algumas mulheres.
Um é tristonho e vive preocupado, o outro é charmoso e só pensa em sexo. Um está em busca da garrafa perfeita, o outro adora um vinho barato. Mas, apesar das diferenças, eles compartilham as ambições fracassadas com o fim da juventude, e o início da crise da meia-idade.
Outro aspacto legal é o paralelo sutil e bem construído entre o vinho e a vida. Como os vinhos, os amigos estão em curvas distintas: enquanto um parece que ainda terá seu apogeu, o outro já desce ladeira abaixo. Miles, que a princípio parece ser uma cara chato, metódico e saudosista, vai ao longo da viagem se transformando num cara sensível e interessante. E, apesar dos tombos, desabrocha para a vida. Jack, que de início seduz com seu espírito livre e impulsivo, funcionando como uma alavanca para o amigo chato e contido, ao final se revela cínico e infantil.
Além de tudo isso, o filme foi super elogiado pela crítica e ganhou o Oscar de melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicado em outras 4 categorias: Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Thomas Haden Church) e Atriz Coadjuvante (Virginia Madsen).
Sem dúvida nenhuma, vale a pena conferir!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial